Sobre

O Laboratório de Cidades Sustentáveis do Futuro almeja propor diretrizes e ações que guiem as cidades para o desenvolvimento alinhado aos conceitos de cidades humanizadas, cidades com vivência (liveable cities), cidades felizes (happy cities), aproveitando as novas tecnologias, a digitalização e a inteligência artificial. Nesse sentido, é fundamental reunir os atores, promover o debate, indicar propostas de ações e políticas públicas que reimaginem nossas cidades como Cidades Sustentáveis do Futuro.

Nossa Missão

O Citilab se posiciona como um recurso abrangente para enfrentar os complexos desafios do desenvolvimento urbano, oferecendo uma ampla gama de serviços e conhecimentos para apoiar o crescimento sustentável e a transformação das cidades e regiões metropolitanas.

Nossa Visão

Nossa visão para o futuro das cidades, alinhada com o Objetivo 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), envolve a criação de espaços urbanos seguros, acessíveis e resilientes que priorizem a inclusão, a segurança e a sustentabilidade. O Citilab acredita que, ao tornar as cidades inclusivas, seguras e resilientes, podemos abrir caminho para ambientes de vida sustentáveis que atendam às necessidades de todos os moradores, preservando o meio ambiente. Essa visão imagina as cidades como polos vibrantes de inovação, cultura e sustentabilidade que promovem o bem-estar para todos os seus habitantes. Nesta visão, a transformação digital em curso, que conecta as camadas física e digital das nossas cidades, está subordinada à nossa humanidade.

Estrutura Organizacional

Coordenador:

Neantro Saavedra Rivano

Colaborações Institucionais

Membros Fundadores

Augusto Brasil

Professor Titular da Universidade de Brasília. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2000) e Pós-doutorado pelo Instituto Superior Técnico na área de Consumo Energético e Emissão de Poluentes de Veículos de Transportes. Atualmente é Diretor-Presidente da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos. Desenvolveu projetos e tem experiência nos temas de transportes e energia, recursos energéticos renováveis, combustíveis alternativos, consumos e emissões de poluentes dos transportes.

Neantro Saavedra Rivano

Profesor Emérito da Universidade de Tsukuba (Japão), Doutor em Matemáticas pela Universidade de Paris (França), Doutor em Economia pela Universidade Columbia (Nova Iorque), com pós-doutorados no Institute for Advanced Study (Princeton) e Institute of Developing Economies (Tóquio). Pesquisas em múltiplas áreas, incluindo Geometria Algébrica, Sistemas Dinâmicos, Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, e Modelos Matemáticos de Simulação. Livros e artigos em revistas profissionais, trabalhos científicos apresentados em conferências internacionais em mais de trinta países dos cinco continentes, e consultoria para organizações internacionais como Banco Mundial, OEA, CEPAL, BID e APEC. Ensino e pesquisa em universidades e outras instituições em numerosos países. No Brasil, em particular, foi Professor da UnB, da PUC-RJ, e da EPGE (FGV-RJ). Suas pesquisas na atualidade estão focadas em mobilidade urbana e inteligência artificial.

Pesquisadores colaboradores

  • Sung Jin Kang, Program in Urban Regeneration, Korea University (Seul, Coreia do Sul)
  • Hironori Kato, Department of Civil Engineering, University of Tokyo (Tóquio, Japão)
  • Frederico Flósculo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília – UnB (Brasília, Brasil)
  • Marcos Woortmann, Instituto Democracia e Sustentabilidade (São Paulo, Brasil)
  • Lucas Bispo de Oliveira Alves, Pacific Consultants International Group (Tóquio, Japão)
  • Tiago Farias, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
  • Patrícia Baptista, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
  • André Fortes Chaves, Laboratório de Eletromobilidade – LEMOB (Brasília, Brasil)
  • Thiago Trindade, Vice-Diretor do Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília – UnB (Brasília, Brasil)